Click here!

Se quiseres podes ver as minhas "histórias". Clica em "Minhas Histórias"!

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Letra E (Dialectos da ternura... ou não)

Expressões


Hoje apercebi-me que sou uma leiga em expressões. Então, estava eu toda entusiasmada a participar na aula, quando ouço alguém a dizer "Hayley, hoje estás poupa!" . Eu fiquei a pensar no raio da palavra que me tinham atribuído. Para mim, e isto cá para nós, poupa vem de poupar, ou seja, economizar. Inicialmente pensei que me estavam a chamar somítica ou algo do género... mas não se aplicava no contexto. Resolvi perguntar à minha amiga o que era "poupa". Por estranho que pareça e por mais estúpida que essa palavra seja empregada, "poupa" quer dizer chata ou amuada. Na verdade eu até estava a criticar o facto de o par acção-reacção estar mal assinalado na figura, e... também estava sempre a falar, embora estivesse a participar. Pelo que também me apercebi, é uma palavra muito utilizada na zona onde estudo e aparentemente era a única que a desconhecia. Obviamente que o dialecto do pessoal lá da escola é um tanto bizarro, e constantemente ouço " Dás-me uma tchicla?" ou então "Levas uma tchapada!" (Tradução: "Dás-me uma chiclete?", "Levas um sopapo!") Ou então como ouço os mais velhos falarem "A mode que" ou "Abé!" ou "Estaz benhe?". (Tradução: "De modo que", deduzo que seja uma espécie de interjeição, "Estás bem?").
Em jeito de conclusão, eu sou leiga! E o simples facto de eu andar sempre numa das Luas de Neptuno, impossibilita-me de "apanhar" todas as afirmações bizarras e tentar compreendê-las!
Já agora, queria agradecer à minha amiga Bolacha (sim, bolacha. pseudónimo) que me deu a ideia de escrever sobre isto!!

4 comentários:

Anónimo disse...

ai meu deus!! Adorei... LOL
nunca pensei....
LOL
obrigdah

Sophie disse...

Hehe! Obrigada Anónima Bolachita! heheheh

Ana Stagg disse...

Fantástica, foi uma cena hilariante esta!!!
Ainda me lembro perfeitamente ahahah
Adorei o novo blog está fantástico ;)
Beijinhos <3

Sophie disse...

Pois, mas eu é que fui gozada a aula toda e as restantes pelo autor da palavra! E ainda por cima disse que eu tinha de "amansar". Como adoro o Sr. Primeiro Ministro (ironia) decidi utilizar a sua mais célebre frase: "Manso é a tua tia!". Só para veres como eu sou gozada constantemente! lool beijoca Stagg Attack! ;)